Sobre o método:

O empirismo é descrito-caracterizado pelo conhecimento científico, a sabedoria é adquirida por percepções; pela origem das idéias por onde se percebe as coisas, independente de seus objetivos e significados; pela relação de causa-efeito por onde fixamos na mente o que é percebido atribuindo à percepção causas e efeitos; pela autonomia do sujeito que afirma a variação da consciência de acordo com cada momento; pela concepção da razão que não vê diferença entre o espírito e extensão, como propõe o Racionalismo e ainda pela matemática como linguagem que afirma a inexistência de hipóteses.

por Wikipedia

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Movimento e Forma

Originando-se do Inefável, a manifestação primordial se distingue de duas formas: No Cristianismo: Espírito Santo e Filho, Na Kaballah: Chockmah e Binah, no Tao: Yin e Yang. São forças primordias universais: Expansão e Contração, que também se manifestam diretamente em todo nosso ambiente palpável com os zeros e uns da informática, com o claro e o escuro da luz visível ou o frio e o calor das moléculas. Manifestam-se na negação e afirmação, no gênero masculino e feminino e no pulso do coração. São esses diferentes contrastes da dualidade que regem a vida. No planeta, tal contraste pode também ser percebido como:

Oriente (Contração): da Reta Ação do Bhagavad Gita com renúncia, desapego e imparcialidade. Da meditação dos budistas, da negação do Maya dos hindus e da prática introspectiva dos Yoguis. Negando-se tudo se encontra o Eu. É o “isto não, isto não” ou o “Eu sou Ele” proposto por Vivekananda.

Ocidente (Expansão): do Amor sob Vontade ou do “Faze o que tu queres, há de ser tudo da lei” dos Thelemistas. Das invocações da Magia Cerimonial, das orações dos Cristãos. Do “pensar” das Ciências Herméticas e do “transformar” da Alquimia. A solidariedade dos santos, o rito do sacerdote, o resultado do mago.

Mas “Sim” e “Não” vibram no mesmo ar. A teoria do Big Bang esclarece que não existe a possibilidade de tudo não ter saído de um mesmo lugar, ter uma mesma origem. Expansão e Contração agem em um mesmo espaço, um ambiente puro, de não-dualidade. É o destino final (ou a origem primordial) em que doutrinas orientais ou ocidentais almejam: Samadhi ou a Grande Obra realizada.

Abrahadabra!

Nenhum comentário:

Postar um comentário